4 coisas para fazer quando não sente vontade de orar

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Em algum momento da sua vida você já ouviu a famosa frase “Orar é abrir o coração a Deus como a um amigo”? De fato, orar nada mais é que conversar com Deus, se abrir com Ele de uma forma íntima, particular e especial. Parece simples, mas nem sempre é assim que as coisas funcionam. 

Você acorda, levanta, cuida de uma coisa e outra, sai pro trabalho, faculdade ou mesmo do quarto para cozinha e quando se depara com as horas, já são meio dia e você não falou com Deus. Chega à noite, você se deita, relaxa e então lembra de orar, mas você já está tão cansada que não tem disposição para se ajoelhar e conversar com Deus. Às vezes você evita até mesmo de pensar, para não sentir o peso na consciência, mas por vezes você se sente culpada por não querer conversar com o Ser que mais te ama, que cuida de você da maneira mais especial e que está constantemente ali para você, mesmo que você O rejeite. Calma! Você é um ser humano depois de anos de decadência pelo pecado, é compreensivo que você se sinta assim. 

Então, o que eu faço se não tenho vontade de orar?

1. Ore

Eu sei que não é nada revelador e que você talvez esteja cansada de ouvir isso, mas não existe nada mais eficaz para nascer em você o desejo de orar, do que orar… Segundo o psicólogo Jeremy Dean, leva em média 66 dias para que alguém adquira um novo hábito. Mas esse número é uma média e varia bastante de indivíduo para indivíduo e do hábito que você almeja adquirir, alguns levam cerca de 20 dias. Mesmo que seja por obrigação, faça! Em poucos dias as suas ações por obrigação se tornarão automáticas e como se trata de oração, por consequência, isso te acrescenta comunhão com Deus e então você passará a orar por amor e não conseguirá passar um dia sequer sem falar com nosso Amoroso Jesus! 

2. Jejue 

“Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Voltai para mim de todo o vosso coração, com jejum, com choro e com pranto,” (Joel 2:12).

O jejum é uma ferramenta espiritual poderosíssima. De uma forma simples, jejuar nada mais é que não ceder aos “desejos da carne” e privilegiar o espirito. Assim você percebe que é capaz de vencer suas motivações egoístas e tudo o que lhe afasta de Deus. Em jejum você consegue manter em foco a sua espiritualidade, conseguirá ter esse momento a sós com Deus e se humilhar perante Ele, rogando auxilio pela sua condição espiritual. Jejuando, você se sentirá mais forte espiritualmente, mais resistente a tentações, ao avanço do inimigo e dará um salto na sua vida de oração.

3.  Avalie o que está destronando Jesus no seu coração 

“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento,” (Marcos 12:30).

Se você não tem tempo para Jesus, se não sente desejo de orar, é porque algo está tomando o lugar de Cristo em seu coração.  Avalie o que está em primeiro lugar a na sua vida. Cristo precisa estar em primeiro lugar. É impossível crescer espiritualmente se você só alimenta aquilo que te afasta de Jesus. 

4. Leia a bíblia 

“E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus,” (Lucas 4:4).

A bíblia é a palavra do Senhor. Quando você ora, Deus fala com você. Ali contém a vontade de Deus para nossas vidas, nos dá discernimento e poder para vencer. Quanto mais você lê a bíblia, mais você conhece de Jesus e mais vontade você sente de conversar com Ele, quanto mais você conhece de Jesus, do Seu caráter e do amor que Ele sente por você, mais perto dEle você almeja estar.

Querida amiga, falar com Deus é um privilégio. Jesus que é nosso exemplo, enquanto esteve aqui na terra, viveu em constante oração, Ele se identificava com nossas necessidades e fraquezas, Ele rogava constantemente ao Pai a fim de que pudesse sair fortalecido para enfrentar Seus deveres e provações. Se Cristo, o Salvador do Mundo, sentia essa necessidade constante de orar, quanto mais nós mortais pecadores deveríamos sentir a necessidade de constante e fervorosa oração. 

Ele te ama, corra para os Seus braços em oração, Ele está ansioso por ouvir você. Em breve conversaremos com Ele face a face. 

Que o Senhor te abençoe e te guarde! Abraço! 

Leilinanda Neves

Leilinanda Neves

Leilinanda, formada no Seminário Teológico Ebenézer da Igreja Adventista do Setimo Dia Movimento de Reforma, turma 2017-2018, atualmente trabalha nas redes sociais do MEDIA STÚDIO da mesma instituição. Ama uma aventura, tudo que traz adrenalina. O mato é seu habitat natural, é ali onde surge as melhores ideias e as respostas para tudo. Nem sempre tem uma boa cara, mas o coração ta sempre sorrindo para todos!

4 thoughts on “4 coisas para fazer quando não sente vontade de orar”

  1. Avatar
    Abner Isaac Chichipe Cruz

    Muy ciertas las palabras escritas aquí.
    Debemos tebee comunión con Dios siempre y a cada momento. Y cada día debemos darnos el tiempo para hablar con y él.
    Dios sea siempre alabado.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Relacionados

Reflexões
Larissa

Janeiro 2020: Renovação

Este mês aqui no The Girl Writes estamos abordando o tema da renovação. Todo dia é um novo começo; todo momento pode marcar um recomeço,

Reflexões
Joice Kelly

O poder transformador de uma viagem

Viajar é transformador, e pode ter um efeito curativo. Sim, o fato de sair do seu lugar habitual e ir em busca de algo novo