4 coisas para fazer quando não sente vontade de orar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Em algum momento da sua vida, você já ouviu a famosa frase “Orar é abrir o coração a Deus como a um amigo?” De fato, orar, nada mais é que conversar com Deus, se abrir com Ele de uma forma íntima, particular e especial. Parece simples, mas nem sempre é assim que as coisas funcionam. 

Você acorda, levanta, cuida de uma coisa e outra, sai para o trabalho, a faculdade, ou mesmo do quarto para cozinha e quando se depara com as horas, já é meio-dia e ainda não falou com Deus. Chega à noite, você se deita, relaxa e então, lembra de orar, mas já está tão cansada, que não tem disposição para se ajoelhar e conversar com Deus. Às vezes, evita até mesmo pensar, para não sentir o peso na consciência, mas por vezes, se sente culpada por não querer conversar com o Ser que mais te ama, que te cuida de maneira especial e que, está constantemente ali para você, mesmo quando O rejeita. Calma! Você é um ser humano depois de anos de decadência pelo pecado, é compreensivo que se sinta assim. 

Então, o que eu faço se não tenho vontade de orar?

1. Ore

Eu sei que não é nada revelador e que talvez esteja cansada de ouvir isso, mas não existe nada mais eficaz para fazer nascer o desejo de orar, do que orar. Segundo o psicólogo Jeremy Dean, leva em média 66 dias para que alguém adquira um novo hábito, mas esse número é uma média e varia bastante para cada indivíduo, e dependendo do hábito que se almeja adquirir, alguns levam cerca de 20 dias. Mesmo que seja por obrigação, faça! Em poucos dias, suas ações por obrigação se tornarão automáticas e como se trata de oração, por consequência, isso te acrescenta comunhão com Deus, então você passará a orar por amor e não conseguirá passar um dia sequer sem falar com nosso Amoroso Jesus! 

2. Jejue 

“Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Voltai para mim de todo o vosso coração, com jejum, com choro e com pranto,” (Joel 2:12). O jejum é uma ferramenta espiritual poderosíssima. De uma forma simples, jejuar nada mais é, que não ceder aos “desejos da carne” e privilegiar o espírito. Assim, você percebe que é capaz de vencer suas motivações egoístas e tudo o que te afasta de Deus. Em jejum, é possível manter em foco a sua espiritualidade, ter um momento a sós com Deus, e se humilhar perante Ele, rogando auxílio para mudar sua condição espiritual. Jejuando, você se sentirá mais forte, mais resistente às tentações e ao avanço do inimigo, e dará um salto na sua vida de oração.

3.  Avalie o que está destronando Jesus no seu coração 

“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento,” (Marcos 12:30). Se você não tem tempo para Jesus e não sente desejo de orar, é porque algo está tomando o lugar de Cristo em seu coração.  Avalie o que está em primeiro lugar na sua vida. Cristo precisa estar em primeiro lugar. É impossível crescer espiritualmente se você só alimenta aquilo que te afasta de Deus.

4. Leia a bíblia 

“E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito, que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus,” (Lucas 4:4). A Bíblia é a palavra do Senhor. Quando a lê, Deus fala com você. Ali está contida a vontade de dEle para nossas vidas, e ela nos dá discernimento e poder para vencermos as dificuldades. Quanto mais você lê a Bíblia, mais conhece de Jesus e mais vontade sente de conversar com Ele. E quanto mais você conhece de Jesus, do Seu caráter e do amor que Ele sente por ti, mais perto dEle almeja estar.

Querida amiga, falar com Deus é um privilégio. Jesus que é nosso exemplo. Enquanto esteve aqui na Terra, viveu em constante oração. Ele se identificava com nossas necessidades e fraquezas, e rogava constantemente ao Pai, afim de que, pudesse sair fortalecido para enfrentar Seus deveres e provações. Se Cristo, o Salvador do Mundo, sentia essa necessidade constante de orar, quanto mais nós, mortais pecadores, deveríamos sentir a necessidade de constante e fervorosa oração. 

Ele te ama! Não perca tempo, e corra para os Seus braços em oração. Ele está ansioso por ouvir você agora, e em breve, conversaremos com Ele, face a face.  Que o Senhor te abençoe e te guarde! Abraço! 

Leilinanda Neves

Leilinanda Neves

Leilinanda, formada no Seminário Teológico Ebenézer da Igreja Adventista do Setimo Dia Movimento de Reforma, turma 2017-2018, atualmente trabalha nas redes sociais do MEDIA STÚDIO da mesma instituição. Ama uma aventura, tudo que traz adrenalina. O mato é seu habitat natural, é ali onde surge as melhores ideias e as respostas para tudo. Nem sempre tem uma boa cara, mas o coração ta sempre sorrindo para todos!

4 thoughts on “4 coisas para fazer quando não sente vontade de orar”

  1. Avatar
    Abner Isaac Chichipe Cruz

    Muy ciertas las palabras escritas aquí.
    Debemos tebee comunión con Dios siempre y a cada momento. Y cada día debemos darnos el tiempo para hablar con y él.
    Dios sea siempre alabado.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Girl writes in journal
The Girl Writes é um espaço criado por mulheres para mulheres. Tudo em uma perspectiva baseada na fé. Não são necessárias adaptações. Saber mais.

Posts Relacionados

Reescrevendo minhas metas

Ah… as resoluções! Também conhecidas como objetivos, ou melhor ainda, metas. São as famosas listas que fazemos ao fim de dezembro, onde escolhemos quais sonhos

Ler Mais »
Cross on a watercolor background

Quem é Jesus?

Sabe qual é um dos assuntos cristãos mais pesquisados no Google? “Quem é Jesus” E se você está aqui é porque procura a mesma resposta.

Ler Mais »

Reescrevendo minhas metas

Ah… as resoluções! Também conhecidas como objetivos, ou melhor ainda, metas. São as famosas listas que fazemos ao fim de dezembro, onde escolhemos quais sonhos

Ler Mais »
en_US
ru_RU pt_BR en_US