Moda: liberdade ou escravidão?

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Muitas pessoas têm a concepção errada sobre moda. Consideram-na como fútil e supérflua. Observam apenas o aspecto estético, julgam como vaidade, e não entendem um dos principais benefícios que a moda proporciona, que é o de ‘comunicar ao mundo quem você é!’.

Em uma comunidade regida pelo consumismo é comum associarmos a moda exclusivamente a uma grande rede que busca fisgar clientes e fazê-los querer adquirir mais e mais produtos sem ter a real necessidade. Porém, precisamos entender que a moda vai além do consumismo. Ela nos possibilita comunicar ao mundo nossos gostos e valores sem precisarmos sequer abrir nossa boca.

Para saber se você está sendo controlada pela indústria da moda, faça a si mesma os seguintes questionamentos: Eu preciso saber de tudo que está na moda e só usar esses itens para me sentir bem vestida? Sinto necessidade de comprar peças novas a cada mudança de tendência? Compraria um artigo de roupa que não gosto, mas que todos estão usando? Sigo tendências que são consideradas estilosas mesmo que não me identifique com elas?

Essas são apenas algumas perguntas para avaliar e considerar se você está usando a moda para se libertar e se expressar ou se a moda dita seu estilo.

Não me entenda mal. Como aluna de moda procuro saber o que está em evidência e posso mudar de opinião quanto às peças que são apenas uma tendência de momento e passar a ver beleza, com o tempo. Porém, a moda é muito mais que momento. Através dela podemos nos comunicar, contar mais sobre nossa personalidade, nossa história e, em especial, nossas crenças e valores.

Para conseguir utilizar a moda como ferramenta de comunicação é preciso definir para si mesma quem é você. O que deseja que as pessoas saibam assim que a virem? Quais são seus gostos pessoais, quais modelagens ou estilos de roupas você mais se identifica? Ou seja, você precisa conhecer a si mesma para conseguir transmitir aos demais.

clothes hanging on hanger

Entenda um pouco mais sobre o assunto, descubra quais modelagens você se identifica, busque inspirações e comece a reparar características em comum nas peças ou looks que você acha agradável ou avalia como estiloso.

A moda é uma ferramenta muito poderosa! Ela é responsável, em grande medida, em comunicar sobre você e causar impressão nas pessoas que estão entrando em contato com você pela primeira vez.

Gostaria de saber mais sobre o assunto e saber como utilizar a moda a seu favor? Alguns artigos para começar:

Aproveite e deixe seu comentário sobre suas principais dúvidas sobre moda para que possamos esclarecê-las futuramente! ????????

Ana Paula Barbosa

Ana Paula Barbosa

A Ana Paula é estudante de Design de Moda da faculdade Esamc. Formada na instituição SETE (Seminário Teológico Ebenezer) na turma 2017-2018. Ela trabalha com produção de conteúdo para uma loja de moda, ama ler, viajar, fotografar e desenhar. Se deixar ela passa o dia todo no Pinterest vendo dicas de moda, decoração, minimalismo e muito mais. Ama comer, qualquer dia convida ela pra experimentar algum prato vegano, tenho certeza que ela vai ficar muito feliz!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Girl writes in journal
The Girl Writes é um espaço criado por mulheres para mulheres. Tudo em uma perspectiva baseada na fé. Não são necessárias adaptações. Saber mais.

Posts Relacionados

en_US
ru_RU pt_BR en_US