por Dra. Larissa Cavalli
Médica Ginecologista – CRMPR 42650 / RQE 32546
“Não consigo engravidar, e agora?”
A maternidade é uma experiência profundamente desejada por muitas mulheres, repleta de sonhos e expectativas. No entanto, para algumas, esse caminho se revela mais desafiador do que o imaginado.
Pouco se fala sobre infertilidade, afinal, é um assunto íntimo, que traz ansiedade ao casal tentante. Porém, sabemos que a infertilidade é relativamente comum. Aproximadamente 15% dos casais terão dificuldades para engravidar.
Como definimos infertilidade do casal?
O casal que está tendo relações sexuais, desprotegidas e frequentes, por pelo menos um ano, sem conseguir engravidar, tem o diagnóstico de infertilidade. Após o diagnóstico, o casal deve ser avaliado detalhadamente para buscar uma causa para infertilidade e planejar qual será o melhor tratamento. Ambos, homem e mulher, devem passar por exames.
Como acontece a gravidez natural?
Engravidar naturalmente depende de diversos acontecimentos. A cada ciclo menstrual o corpo feminino se prepara para a ovulação. Aproximadamente 14 dias antes da menstruação acontecer, o ovário irá liberar um óvulo que será captado pela trompa.
Após a relação sexual, milhares de espermatozoides são liberados no fundo da vagina. Os espermatozoides nadam e encontram o óvulo na trompa. Um espermatozoide irá fecundar o óvulo, formando posteriormente o embrião que irá se implantar no endométrio, parte interna do útero.
E a infertilidade? Como acontece?
A cada ciclo menstrual, nossa chance de engravidar naturalmente é, em média, 20%. Se algum problema acontecer nesse processo ou em casais com mais idade, essa chance diminui. É assim que acontece a infertilidade: algo nesse processo de engravidar naturalmente não acontece como o esperado, deixando mais distante o sonho da maternidade.
Fertilidade masculina
A fertilidade do homem depende diretamente dos espermatozoides. É o por isso que o exame de espermograma é realizado. Esse é um exame simples, porém capaz de trazer informações essenciais sobre a quantidade e qualidade dos espermatozoides. Apesar de apenas um espermatozoide fertilizar o óvulo, são necessários milhares de espermatozoides saudáveis, que consigam nadar para encontrar naturalmente o óvulo.
A fertilidade do homem pode se alterar por diversos fatores, por exemplo: fatores genéticos, tabagismo, estilo de vida prejudicial, doenças testiculares e uso de anabolizantes.
Fertilidade feminina
A fertilidade da mulher é uma orquestra que precisa ser coordenada com harmonia. A ovulação, liberação do óvulo pelo ovário, precisa acontecer para ocorrer a gravidez espontânea. Alterações como a idade avançada feminina e a endometriose podem alterar significativamente a quantidade e qualidade dos óvulos. A Síndromes dos ovários policísticos também pode acontecer e dificultar a ocorrência da ovulação.
O útero também pode apresentar alterações que prejudiquem a fecundação ou a implantação do embrião. Por exemplo, miomas, pólipos uterinos ou malformações, podem ser extremamente prejudiciais.
O caminho entre o espermatozoide e o óvulo passa pela trompa. Quando a trompa não está pérvia e funcionante, a infertilidade pode acontecer. Endometriose, infecções e cirurgias prévias são alguns dos fatores comuns que causam alterações nas trompas.
A avaliação da fertilidade feminina envolve exames, dos mais simples aos mais complexos. Eles guiam o médico no entendimento sobre qual a causa da infertilidade e o melhor tratamento.
Busque ajuda
A busca pela gestação pode ser angustiante quando estamos falando sobre infertilidade. É por isso que, a ajuda psicológica é tão importante para saúde emocional do casal nesse momento.
Procurar um médico que possa tratar a infertilidade e acolher é essencial nesse processo. A medicina moderna dispõe de tratamentos e tecnologias que podem auxiliar o casal na jornada da infertilidade.
O tempo é essencial no tratamento da infertilidade. A cada ciclo, nós mulheres perdemos óvulos, em quantidade e qualidade. É por isso que buscar ajuda precocemente é tão importante.
Referências:
Up to date. Avaliação da infertilidade em casais (além do básico). Fevereiro, 2023.