Quero receber a newsletter TGW!

3 passos para fazer novas amizades

Você lembra aquele dia em que o vento soprava com tanta força, que podia ouvir o tom agudo sussurrando nas árvores e batendo nas janelas, enquanto você estava relaxada no sofá bebendo uma xícara de chá, debaixo de um cobertor quente e macio, agradecida por não precisar estar lá fora? Esse é o tipo de sentimento que experimentamos quando estamos perto de uma amiga de verdade. Mas, o que qualifica alguém como uma verdadeira amiga?

Bem, uma amiga de verdade é alguém em quem você confia, com quem sabe que pode contar e se sente à vontade para ser você mesma. Ela te defende de comentários maliciosos feitos por outras pessoas e até por você. Te incentiva a ser melhor e cuida de você ouvindo seus problemas. Claro, encontrar alguém assim é difícil e por isso que as amigas são consideradas pedras preciosas. Mas, a maioria das vezes, nós que tornamos o fazer amizades, um processo mais difícil.

Veja bem, fazer amigas significa sair da nossa zona de conforto para conhecer novas pessoas e deixá-las entrar em nossas vidas. Isso pode ser desconfortável e aterrorizante, mas é também uma experiência divertida, leve e enriquecedora. Então, permita-me dividir essa coisa de “fazer amigos” em três etapas simples. 

Vamos imaginar que você está em seu primeiro dia numa conferência de jovens, é meio-dia, a palestra terminou — ótima, por sinal! — e você está com muita fome, seu estômago está roncando. Então vai para o refeitório, coloca seu prato, e confere a sala para ver onde vai se sentar, mas não encontra ninguém conhecido. Você começa a entrar em pânico porque não sabe onde se sentar, não quer comer sozinha e não conhece ninguém que esteja lá, mas esta é a oportunidade perfeita para fazer novas amizades.

Mas como?

Primeiro, vamos começar com você: respire; sua mentalidade aqui é tudo. Você está procurando novas amizades e amigas gostam de você por quem você é, então seja você mesma. Não finja gostar de salada se não gosta de salada (embora deva gostar de salada!), e não finja ser sua versão “perfeita”, porque é provável que não seja tão legal quanto sua verdadeira pessoa! Não tenha medo, seja gentil, seja legal, seja você. Seu objetivo é que as pessoas se interessem genuinamente em uma amizade contigo, e elas só podem fazer isso se você for verdadeira com elas. Ah, e se não gostarem da sua personalidade, a perda é deles, não sua. Então relaxe!

Em segundo lugar, você já sabe que, para fazer novos amigos, precisa mostrar o verdadeiro “eu”. Mas é necessário também olhar para as outras pessoas de forma verdadeira e humana. Não importa o que elas demonstram ser, ao final do dia, são exatamente como você: uma pessoa com sentimentos, sonhos, inseguranças, batalhas e esperança. Quanto mais elas parecem ter tudo sob controle e perfeito, seja o cabelo, a família, o caráter, ou o relacionamento com Deus, maior a probabilidade de estarem lutando para manter uma fachada. Portanto, não olhe como se vocês estivessem em níveis totalmente diferentes. Veja-as como seres humanos e dê a elas a oportunidade de serem elas mesmas, deixando-as confortáveis ​​para confiarem em ti. Você vai se surpreender!

Terceiro e último ponto: depois de fazer uma anotação mental sobre ser você mesma e lembrar que somos apenas humanos, caminhe em direção à pessoa que mais desperta sua curiosidade e diga “Oi”. Agora, se quase desmaiou com a ideia de conversar com uma pessoa desconhecida, deixe-me colocar de outra maneira. Para vir ao refeitório, você andou. Então, sabemos que pode fazer isso. E pronunciou a palavra “oi” algumas centenas de vezes, mais uma não vai doer. Então vamos! Saia da sua zona de conforto, literalmente, e faça uma nova amizade.

Pronto! Você fez isso! Foi até ela! Disse “Oi” e ela respondeu “Oi” de volta! E agora? Faça uma pergunta pra ela. Não sabe o que perguntar? Tem uma dica fácil do My Domaine, baseada no acrônimo F.O.R.M., que significa “Família ou de onde a pessoa é, Ocupação, Recreação e Motivação”. Eles explicam seu uso da seguinte maneira: “Você pode iniciar uma conversa perguntando de onde é a pessoa, de onde estudou no ensino médio ou na faculdade, se tem filhos ou se é casada … Depois, você pode perguntar sobre a ocupação dela – o que ela faz , o que ela gosta no trabalho, como escolheu esse campo. A partir daí, você pode ir para a recreação – o que ela gosta de fazer por diversão ou fez nas últimas férias. Para motivação, você pode perguntar o que a motiva, o que é importante para ela fora do trabalho, o que ela faria se não precisasse trabalhar.”¹ É provável que não precisará fazer todas essas perguntas pois encontrará algo em comum ou interessante e, quando menos perceber, terá iniciado uma amizade.

Ai está! Não é tão difícil quanto parece. Recapitulando: lembre-se de ser real, que somos todos humanos e diga “Oi”. Se desta vez não der certo, não se preocupe e vá falar com outra pessoa, você encontrará boa companhia. Coloque essas dicas em prática e conte-nos como elas te ajudaram a fazer uma nova amiga. Mal posso esperar para ouvir sua história de amizade!

Amor, evy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar
Girl writes in journal
The Girl Writes is a space created by women for women. Everything in a faith-based perspective. No adaptations necessary. Learn more.

Related Posts

Stop mom-shaming and unsolicited advice

Opinião não contratada: o que fazer?

Embora muitas vezes bem intencionados, os conselhos não solicitados muitas vezes se transformam em “mom-shaming”. Aqui estão algumas maneiras alternativas de apoiar as mães e o que fazer se você for alvo de conselhos intrusivos.

LER MAIS »
Real Life Love stories

Você + Ele - A maior história de amor

Over the past year, we have shared our love stories here at The Girl Writes. Each story is beautiful and perfect in its own way. Well, today I want to share the year’s last love story. And this one involves you.

LER MAIS »
pt_BR